sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O país que se #%$*&, eu quero é ver tv!

Comentei dia desses no trabalho que, com o terceiro governador num mês, sentia que Brasília era uma terra sem governo. A cara de "como assim? O que está acontecendo?" que me fez o estagiário me lembrou uma frase de meu antigo chefe (Estagiário não é gente), então me virei para a colega do lado com aquele olhar maldoso de "olha que desligado esse rapazola" e notei que minha ouvinte perecia de igual ignorância. Não dos fatos, só se fala nesta cidade deste escândalo (calha para abafar outros), mas de tirar alguma conclusão do que se ouve, falta de pensar mesmo.

Antes tive pena das mentes trabalhadoras e dedicadas que pouca atenção dispendem ao mundo fora do horário comercial. Depois notei a profunda indignação quando souberam o resultado do último paredão. Aí o nível de entendimento já era outro: Um falou mal do Dourado e todo mundo veio já se manifestar, e choveram expressões do tipo "eu acho que..." "na minha opinião,..." "mas você concorda que..." e réplicas de conclusões tanto mastigadas que pude mensurar o grande tempo perdido nestas elucubrações.

As pessoas realmente não enxergam o quanto diretamente a poluição política do país afeta suas vidas?

Me coage acreditar no fenômeno do provérbio chinês: acostumar-se ao mau cheiro do mercado de peixes. De tanta sujeira que a gente vê, cresce achando que é assim mesmo, que todo político é corrupto, que a gente sempre será obrigado a produzir muito, para pagar muito imposto, para que haja muito com o que se corromperem. Bate minha revolta: será que é preguiça desse povo de dar um não bem redondo nessa situação? Tenho visto que não é nada disso: a raiva que a imensa maioria tem dos nossos representantes é parente da raiva que têm os favelados dos abastados - Por que Deus quis que eles (e não eu) tomassem esta posição? Assim como aquele que é muito pobre é incapaz de não visualizar um rico como um rival (no que contudo talvez tenha razão), a plebe cidadã vê os eleitos como os sortudos da vez, e há quem complete: se eu estivesse lá também quereria o meu. Tanto se respira no mercado de peixes que o odor impregna nos pulmões e se passa a exalá-lo.

É "lamentabilíssimo o que assistimos neste momento, cada vez mais observamos a desmoralização dos políticos", concordo com Euclides Scalco, pelo superlativo da tristeza e muito mais pela resposta que damos à situação: assistimos, observamos. A desmoralização dos políticos então, é incontestável, de todos os seres políticos, os governantes e os governados. Sim, você e eu. Todo o poder emana do povo, e se o que emana do povo fede, o povo é quem tem que se limpar. Vamos ser francos, nossos representantes bastante bem representam o povo dessa nação de alienados. Um animal político que descaradamente se candidata a governador depois de admitir ter fraudado um painel (eletrônico, lembram?) de votações e ainda é eleito, recebe (no entender dele, e no meu também) aval para fazer o que bem queira com o poder lhe investido. Mais de uma vez ouvi: " - Roubou, mas fez! Brasília está um canteiro de obras!" Eu mereço! Mais: nós merecemos. Nós colocamos estes "entes" lá encima, e nunca mais voltamos lá para ver como andava a coisa.

Ah, não concorda? Você por acaso se lembra em quem votou para deputado e senador em 2006? Se lembrar já está na minoria. Se alguma vez tiver buscado informações sobre o comportamento de tal pessoa, por favor entre em contato, você é uma pessoa raríssima e merece homenagens! Faço questão!

Não acho que alguém haja cometido este milagre. A gente acaba esperando sempre que o outro aja como nós mesmos agiríamos em cada situação, e assim como estamos muito mais preocupados em debater quanta injustiça existe na eliminação da última terça feira, aqueles que administram farta parcela de nosso suor preferem cuidar de seus próprios interesses.

E para não dizer que sou mais uma a falar e falar sem nada fazer, segue abaixo o dever de casa. Páginas para acompanhar e aprender a discernir o joio do trigo. Teremos tempo para fazê-lo se extirparmos de nossas rotinas os orkuts e bigbrothers cotidianos.

Como é a política no Brasil:
http://www.votoconsciente.org.br/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=7&Itemid=49

Quem é e o que faz:
http://www.excelencias.org.br/

Noticiário de política e combate à corrupção
http://www.votebrasil.com/

Senado:
http://www.senado.gov.br/sf/portaltransparencia/

Câmara:
http://www2.camara.gov.br/transparencia

Fianciamento de campanhas de 2006:
http://www.asclaras.org.br/2006/index.php

Não dá para exigir de quem seja atitudes de comprometimento quando nós mesmos não as temos.

5 comentários:

  1. Belo texto. Triste é saber que é bem assim mesmo, infelizmente. Às vezes acho que deveríamos chegar no limite para recomeçar. Mas isso é completamente utópico. Penso que BBBs, fazendas e etc devem ser muito mais interessantes, né? Pois a grande maioria geralmente sabe em quem votou em paredões e afins.

    Grande bjo (e muita saudade!).

    ResponderExcluir
  2. concordo com você diana.. quem disse que o regime representativo não é representativo? kkkkk

    estamos mais bem representados do que imaginamos!

    mas que o Dourado não presta.. ah sim não presta mesmo!! auahauhaauhu

    ResponderExcluir
  3. tá querendo salvar o país é Diana?? kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. hey, cheguei aqui pela comunidade da UnB. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada! Esteja à vontade para comentar.

    ResponderExcluir

Comentaí, meu.