quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Classe média: Quem mandou deixar de ser pobre?!

Em março será votado na Câmara o projeto de lei que extingue a assinatura básica de telefone fixo no Brasil.

Vamos pensar com lógica:

Levar uma linha de telefone até sua casa, instalar os fios nos postes, pagar o aluguel dos postes (que geralmente são da companhia de energia, e não da telefônica), mantê-los funcionando, colocar funcionários de plantão para o caso de emergências e assumir os riscos do negócio. Será que isto tudo não tem um CUSTO? E será que este custo vai pesar no bolso de quem?

A tarifa básica de telefone faz muito sentido - e faz justiça - afinal, ter um telefone em casa é um benefício, ainda que você não faça ligações (pois você pode recebê-las), e tem um custo bastante considerável, principalmente para quem mora em bairros mais afastados. Com certeza mais que absoluta o custo de manutenção não vai desaparecer só porque o presidente assina uma lei. Esse custo vai embutir-se na tarifa, óbvio.

Aí me virá um hipócrita neo-socialista argumentar que "a justiça social fará com que se puna quem tem mais dinheiro e usa mais o telefone". Tem razão em parte: os mais pobres terão telefone em casa, quase de graça. Mas de jeito nenhum quem pagará por isto serão os mais ricos. Quem tem grana mesmo encontra formas mais baratas de se comunicar (VOIP, rádio, nextel e uma infinidade de mais recursos - até a net). Aumentar a tarifa para repor o estrago que fará o fim da assinatura básica vai espantar essa classe, que dará adeus ao fixo sem pestanejar.

Com menos clientes ainda, mais tarifa! E quem paga por tudo isto? Resposta clichê: a classe média, que nem é tão pobre para só receber ligações e usufruir do telefone de graça, e nem é tão rica para fugir do telefone fixo. Inclua-se nesta faixa a enormidade de micro e pequenas empresas do Brasil. Depois a culpa da alta mortalidade destas empresas é da burocracia contábil.

E tem gente fazendo campanha a favor desse populista desse projeto, tem cabimento?

Um comentário:

  1. Se tem cabimento?? kkkkkkkkk claro que tem.. afinal, é o Brasil. Não teria cabimento uma coisa dessa não ter cabimento!

    Não tenho certeza se a telefonia fixa vai ficar mais cara com essa lei viu.. provavelmente o que vai ocorrer é uma redistribuição das formas de cobrança - o valor referente à manutenção dos meios tleefonicos será trasmutado em outras formas de tarifa.

    Concordo que a classe média é uma das que mais sofre com esse tipo de "hipocrisia legislativa"

    Ainda bem que eu sou probre! kkkkkkk

    ResponderExcluir

Comentaí, meu.